quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fanfarrões sádicos

Saiu uma reportagem no Science News sobre um experimento feito com adolescentes bullies, ou, tradução minha, fanfarrões sádicos, e adolescentes normais. O experimento consistia em apresentar imagens de situações acidentais dolorosas com pessoas enquanto o cérebro deles era escaneado.
Bom, o que eu esperaria era que se evidenciaria certa dificuldade de sentir empatia por parte dos bullies, como muitos podem pensar ser o caso de um guri que gosta de espancar e rir de seus coleguinhas, uma espécia mais branda de sociopata. Eu, pelo menos, presumia que só isso justificaria que um estudante pudesse se dedicar diariamente a tornar um inferno a vida de seus colegas menos capazes de se defender.
Mas NÃO. Não é isso. Eles sentem realmente empatia. Estava lá, a área do cérebro associada a dor acusou atividade em ambos os grupos, tanto nos fanfarrões como nos não-fanfarrões.
O que pegou mesmo é que nos bullies outras áreas também acusaram atividade: as de recompensa.
"They do, so to speak, share the pain of others," comentou Jean Decety, da Universidade de Chicago e um dos responsáveis pela pesquisa durante uma palestra "But instead of finding it negative, they enjoy it."
Ou seja, os caras realmente gostam de incomodar. Literalmente. Provavelmente grandes candidatos a sádicos sexuais (nada contra, mas isso explica muita coisa) na vida adulta. Ou não. Mas isso é material para outra pesquisa.
O artigo termina com uma frase do Decety que me deixou uma curiosidade divertida, quando ele comenta que feedback negativo pode não funcionar com adolescentes que sentem prazer com tal abordagem: "If you enjoy it, you do it again,". Como será que isso se encaixará na pedagogia e na forma de tratar esses adolescentes nos colégios, ou mesmo da parte dos pais e psicólogos que os tratarem? Ok, é um único experimento de baixa amostragem, mas me parece bem promissor, espero ver novidades logo.
(não, eu não era um bully nem era atacado por bullies quando criança :P)

http://www.sciencenews.org/view/generic/id/40962/title/Bullies_brains_empathize%2C_but_with_a_twist

Nenhum comentário:

Postar um comentário